segunda-feira, 16 de maio de 2011

75 Anos do Café da Ilha em Maio de 2011

Na bela manhã de domingo de 10 de maio de 1936 foi formada na garagem do Club de Regatas Guahyba a guarnição de veteranos do Gig a seis "Júpiter". Seus idealizadores tinham por mira a prática do remo como esporte de recreação, para a manutenção do vigor físico e da jovialidade de espírito através do sadio companheirismo em íntimo contato com a natureza. A equipe original era formada por Carlos Endler, Cristiano Bohrer, Germano Wetter, Walter Stosch, Kurt Wetter e Edgar Barth e Oscar Heller (timoneiro).

Desde então, invariavelmente todos os domingos, seja inverno ou verão, seis veteranos singram o Guaíba. O roteiro usual vai da rampa do GPA até sua sede da Ilha do Oliveira. São levados no barco, em uma caixa, os apetrechos necessários para preparar o café. Na ilha, os remadores cortam a lenha, juntam gravetos e ascendem o fogo para preparar o café-de-chaleira. Tudo pronto, a conversa corre rápida e desenvolta. Tudo é lembrado e há sempre um caso novo que alguém sabe e os outros desconhecem. No fundo de todas as conversas, o profundo amor pelo Guaíba.


Na manha de Domingo 15 de Maio de 2011 foi preparado um grande café na Ilha do Oliveira em comemoração ao aniversário de 75 anos desta bela tradição, como se tratava de uma data festiva foi improvisado um pequeno atracadouro para desembarque de convidados e foi preparada uma grande mesa de deliciosas guloseimas e frutas.
O café da ilha é um café de chaleira preparado colocando-se o pó do café direto dentro da chaleira com a água já fervendo e é acrescentando um ferro em brasa pra provocar a reação que faz o pó do café sedimentar deixando um café encorpado e saboroso.
Normalmente só participa do café quem vai remando até a ilha e quem vai sempre leva alguma coisa para acrescentar ao modesto banquete, nos últimos anos a Guarnição Júpiter tem recebido visitas de canoístas com bastante regularidade, sendo o André Agustoni (GPA/EXA) o mais assíduo.
Sempre que o café fica pronto antes que a primeira pessoa se sirva é tradição despejar algumas doses de café em memória dos que já remaram na Guarnição do Júpiter e que deste mundo já partiram...
Seguem fotos e um video desta bela festa!








Café sendo preparado

Habitualmente esta é a mesa do banquete e quem vai coloca algo sobre a mesa para compartilhar com o grupo

Este é o segredo do café ser tão bom...





As marcas de café no chão são parte da tradição, antes que o primeiro se sirva de café são derramadas porções de café em memória daqueles remadores que compuseram a Guarnição Júpiter e que já se foram...

Visitantes começam a chegar


De chapéu de Pernambuco porque não tirar um foto com urso da festa

 grupo maior de visitantes chegando






A mesa sendo montada





Mais comida!







Caiaques em baixo dos espinhos dos pés de Maricá, um lugar seguro








Esta mesa realmente estava muito bonita e repleta de delícias

Cortanto as Cucas

A praia da Ilha é a diversão das crianças





Luigi Issi e seu Caiaque Churrasco de Picanha

Leonardo Esch e o Caiaque Ilegal






A farra do animador

Momento do pulo

a agua estava fria...

é nadar de fantasia não é nada facil!


final de festa voltando aos barcos






2 comentários:

  1. Parabéns pelas bela reportagem da festa do café da ilha. Pelo jeito, muita gente compareceu e aquela mesa servida, me deu água na boca.

    ResponderExcluir
  2. bela festa, que passada de gerações, continua mantendo as mesmas características , como esse rico café, a remada em grupo, e a fartura de comida, parabéns pela belas fotos e o registro dessa linda tradição.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.