sexta-feira, 6 de maio de 2011

Travessia Varzinha Itapoã 2008

No amanhecer do dia 24 de Fevereiro de 2008 após ter acampado em um terreno baldio na Varzinha, Município de Viamão/RS, fizemos a travessia Varzinha até o Camping situado ao lado da Praia das Pombas, na localidade de Itapoã (Viamão/RS) percorrendo aproximadamente 44 km e enfrentando alguns ingredientes inesperados.
Apesar de a equipe EXA ter levado barcos de sobra para Itapoã, na hora da saída faltou um caiaque na Varzinha e o Gerson acabou cedendo seu lugar nesta aventura.
Quando estávamos no meio da Baia da Varzinha um Caiaque duplo virou e começou a afundar, mas foi salvo a tempo por mim, com a ajuda do Alex Roxo e do André Agustoni.
Após este incidente chegamos a salvo até a ponta das Desertas onde encontramos o resto do grupo e comemoramos o aniversário do Roxo.
Depois desta parada festiva o vento era de popa e os caiaques turismo surfam muito bem esta onda, havia momentos que os caiaques turismo estavam andando mais rápido que os duplos.
Era um dia de verão e o sol estava bem forte apesar de algumas nuvens que ofereciam um rápido alivio e fizemos mais uma parada na Praia de Fora para um delicioso banho de lagoa*
A chamada Lagoa dos Patos na realidade é uma laguna, mas devido a suas enormes proporções nunca chega a salgar mais de um terço de sua extensão.
Após a passagem pela praia de fora (12 km de praia) vem um paredão de rocha e a foz do Guaíba, um local complicado de navegar em caiaque, porque as ondas chegam com força, batem no paredão e voltam contra outras ondas, alem de ser um local muito profundo e fortes correntes., após a entrada no Guaíba em frente ao histórico farol de Itapoã, a paisagem muda e fica bem mais diversa.
Na chagada ao camping fizemos um Salchipão que estava muito gostoso, mas devido ao cansaço da aventura não chegou a ser devorado por completo.
Esta sem duvida foi a melhor aventura que fiz com a equipe EXA.
As fotos são de autoria do amigo Marcos Bauer o Marquinho.


































 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.